Playlist

terça-feira, 29 de julho de 2014

Mito ou verdade: Mulheres grávidas não devem conviver com gatos?



MITO!  
Você alguma vez já ouviu que mulheres grávidas não podem ficar perto de gatos? Pois saiba que essa afirmação é totalmente falsa e que os bichanos são grandes companheiros inclusive na gestação.  Esse mito surgiu pois acreditava-se “animais pudessem transmitir doenças a mãe e ao bebê apenas pelo contato”. A doença mais associada é a toxoplasmose, pois seu hospedeiro é o gato. O felino pode liberar os ovos do Toxoplasma gondii  pelas fezes logo que o parasita ‘se hospeda’ nele, ou seja, nas primeiras semanas de vida do visitante indesejado. Isso acontece quando o gato come carne malcozida ou rato, barata, pássaro e lagartixa durante sua caça.
A contaminação só é feita se a grávida ingerir o material contaminado. “Mas gente, ninguém comer cocô de gato né?” Obvio, mas pode acontecer se a grávida ou qualquer pessoa estiver limpando a caixa de areia do bichano e não lavar as mãos em seguida. Aargg! Para que não aconteça nenhum tipo de problema durante a gravidez, o certo e levar o animal regularmente ao veterinário para tomar todas as vacinas e vermífugos necessários, além de fazer um check-up preventivo.

Cuidados básicos
É preciso lavar as mãos antes das refeições e manter limpo o lugarzinho onde o peludo faz suas necessidades. Ao limpar a caixa de areia, recomenda-se utilizar luvas, máscaras e óculos. “Gente, que frescura” Frescura sim, mas quando se está grávida, todo cuidado é pouco. Além dessas precauções, também é muito importante ficar de olho no preparo do seu alimento.

Curiosidades sobre o assunto

1.      Sem preguiça – uma pesquisa da Universidade de Liverpool revelou que grávidas com pets tem 50% mais chances de fazer exercícios físicos na medida indicada pela Organização mundial da saúde (OMS), ou seja, três horas por semana.

2.      Animais de risco – Tartarugas e lagartos podem carregar a bactéria Salmonella em suas fezes e representar perigo à saúde das grávidas.

3.      Direto das ruas –  Animais resgatados devem passar por um rigoroso exame médico antes de serem adotados e levados para casa.

Faz bem a saúde –  Uma pesquisa realizada pela revista americana Pediatrics comprovou que crianças que têm contato com pets possuem  maior  chance de não desenvolver problemas respiratórios no primeiro ano de vida

Nenhum comentário:

Postar um comentário